APRESENTAMOS UMA LISTA DE FORMAS DE SE COMETER UM ASSASSINATO.

Este é um Blog com curiosidades de cinema, TV, literatura e casos da vida real.

Temos o objetivo singelo de auxiliar escritores e roteiristas no desenvolvimento de seus textos, por meio de um vasto material de pesquisa retirado de filmes, seriados de TV, livros e qualquer outra fonte que julgarmos interessante.

Listaremos em poucos detalhes, cenas violentas e intrigantes, assim como outras curiosidades gerais, que acreditamos poderem ser utilizadas como fonte de inspiração.


SOMOS um Blog de SPOILERS. Portanto, aconselho que leiam apenas o que for realmente de seu interesse.

Não fazemos apologia ao crime!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Série: Criminal Minds Temp.06 Ep.14 x livro: O PERFUME


 Como dizer que não houve uma cópia de ideias nesse episódio?  É possível que muita gente não conheça a famigerada história do Sr. Jean-Baptiste Grenouille, criado por Patrick Süskind, e publicada no livro O Perfume, a história de um assassino, em 1985.

A ideia nada original, ainda assim foi em bem aplicada pelos roteiristas da Série.  A título de curiosidade, para aqueles que nunca pensaram no assunto, até poderia até ser uma grande surpresa! No entanto, eu matei a charada logo no início.

O assassino matava as pessoas e retirava a sua essência, o seu cheiro. Literalmente extraía o perfume de seus corpos e o armazenava. Outros souvenires também eram coletados (uma tira de pele do pé).


As pessoas eram mergulhadas vivas em um tonel cheio de metanol e ficavam ali até que os elementos dos cheiros fossem dissolvidos no líquido, para depois serem extraídos por outros processos químicos de filtragem e titulação.
.


Tem até uma receitinha básica (copiada da legenda)
  • Adicione 5 colheres de sopa de sal.
  • Quando a pele do animal tiver fervido por tempo suficiente.
  • Para dissolver toda a gordura possível,
  • Coe na panela para banho-maria com o ácido nítrico.
  • Deixe a solução esfriar.
  • Isso deve criar uma mistura clara, linda, com um aroma natural.

A questão psicológica, dessa vez foi muito mal desenvolvida e superficial. Em suma, dessa vez o episódio é dispensável.

Nota 2.


O livro: O Perfume, a história de um assassino

  

Inspirado nas teorias de Sigmund Freud. O livro conta a história de um homem que possui um olfato extraordinariamente apurado mas não possui cheiro próprio.

A história situa-se no século XVIII, em Paris, depois em Auvergne,em Montpellier, em Grasse e finalmente retorna a Paris. O protagonista, Jean-Baptiste Grenouille, nasceu no meio de tripas de peixe atrás de uma banca, onde a mãe, que algumas semanas depois foi executada por infanticídios, vendia peixe. Grenouille possui duas características excepcionais:
  • ele não tem cheiro nenhum, o que assusta sua ama e as crianças com quem ele vive no orfanato, mas que permite que ele passe totalmente despercebido. Durante a história, essa ausência de odor, de que ele se dá conta somente bem mais tarde, será compensada pela criação de perfumes mais ou menos atraentes, que Grenouille utiliza de acordo com as circunstâncias a fim de ser notado pelos outros.

  • ele tem um olfato extremamente desenvolvido, o que lhe permite reconhecer os odores mais imperceptíveis. Conseguia cheirá–los por mais longe que estivessem e armazenava–os todos em sua memória, também excepcional para relembrar aromas. Esse olfato é sua única fonte de alegria, que ele aproveita para confeccionar, sem a mínima experiência, perfumes de qualidade excepcional.
 
Durante a sua vida teve vários acidentes e doenças, trabalhou como aprendiz de curtidor de peles e depois como aprendiz de perfumista e, graças às suas características, enquanto foi aprendiz de perfumista aprendeu várias técnicas para a criação de um perfume.
.
Grenouille um dia encontra uma jovem, com um perfume totalmente diferente de todos os outros milhares de perfumes que ele guardava na memória, e acabará por matá-la, com as suas próprias mãos, de tanto desejar apoderar-se do seu odor. Mas, esta jovem é apenas uma das muitas jovens que o protagonista acaba por matar (26 no total), em busca do perfume perfeito.

No final da história, Grenouille volta a Paris e é partido aos bocados e comido por pessoas devido ao efeito do perfume que tinha posto: um final trágico para o protagonista.
A ação divide-se entre o mundo dos perfumes, traduzido pelo título "O Perfume", que servem para encobrir o mundo dos fedores, dos crimes e da hipocrisia que caracterizam a cidade de Paris no século XVIII
Posso dizer que foi um dos melhores livros que já li! Recomendo a todos os escritores que passem algumas horas viajando no mundo dos sentidos, do olfato, tão bem escrito que por vezes minha imaginação me pregava peças e eu praticamente podia sentir os odores pútridos de Paris!

Patrick Süskind dá uma aula de escrita e narração. 



O FILME


É um bom filme, é bom até para quem leu o livro, mas ... não chega aos pés da obra original. Também pudera né.

Dispensável.




Cuidado !!! Não é um filme de terror!

hahahaha
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!