APRESENTAMOS UMA LISTA DE FORMAS DE SE COMETER UM ASSASSINATO.

Este é um Blog com curiosidades de cinema, TV, literatura e casos da vida real.

Temos o objetivo singelo de auxiliar escritores e roteiristas no desenvolvimento de seus textos, por meio de um vasto material de pesquisa retirado de filmes, seriados de TV, livros e qualquer outra fonte que julgarmos interessante.

Listaremos em poucos detalhes, cenas violentas e intrigantes, assim como outras curiosidades gerais, que acreditamos poderem ser utilizadas como fonte de inspiração.


SOMOS um Blog de SPOILERS. Portanto, aconselho que leiam apenas o que for realmente de seu interesse.

Não fazemos apologia ao crime!

sábado, 4 de setembro de 2010

Filme: MARTYRS.



Esqueçam tudo o que vocês já viram sobre tortura e violência no cinema. Depois do que eu vi hoje, mudei de opinião a respeito de muitas coisas. Inclusive sobre como deve ser tratado esse tema.

Descobri essa pérola sem querer, enquanto buscava informações a respeito de outro filme (Centípede Man). Ocorre que em meio as muitas coisas muito estranhas, que eu cruzei no meio do caminho, apareceu esse filme. Todas as críticas, eu digo 99% delas,  disseram que esse é um dos filmes mais escrotos da história; que os últimos 30 minutos são inesquecíveis e que, mesmo aqueles mais doentes, sentirão algum tipo de aflição.

As críticas estão perfeitas, são verdadeiras!

A forma como a violência foi abordada aqui, eleva tudo o que já foi mostrado para um outro nível. Desde a imagem das cenas, como a questão psicológica, integrando a dor e o sadismo, ao sofrimento físico e mental. O tempo de isolamento, a escuridão, o frio, a impossibilidade de fuga, a tortura física em si, a repetição frequente, sem explicações, sem palavras, apenas as agressões constantes e infinitas. Enfim, a desesperença, onde a pessoa acaba por adentrar em uma tristeza quase insuportável.

Nesse ponto, não posso deixar de citar o memorável, Dante Alighieri quando leu na placa de entrada do inferno: "deixai para trás toda a esperança". Esse talvez seja o sentimento mais escroto de todos, pois consome tudo a sua volta.

Ao passar os olhos, inicialmente, me lembrei de Hostel (que por sinal, ainda estou devendo aqui no blog), mas pelas críticas tão positivas, tirando a face Holywoodiana do ELI ROTH, sobra apenas a face sádica do povo europeu.  E que ninguém tente me convencer do contrário, pois tenho argumentos suficientes para embasar minha posição a respeito dos doidos dos europeus.

Pra falar a verdade, esqueçam HOSTEL, SAW, até mesmo HELLRAISER, e todos os outros do gênero. Literalmente! Eles são um lixo quando comparados a esse filme.

Nossos amigos do PLOOG  que o digam! (vejam lá uma outra crítica)

No Boca do Inferno eu vi esse comentário: "E mesmo que, como eu, você comece a pensar na idiotice da coisa toda, é inegável que a ideia bizarra da “centopeia humana” afeta o espectador. Antes dessa criatura maluca, o último filme que tinha me feito pensar tanto no lado doentio da humanidade foi o francêsMartyrs".

Tem também esse comentário aqui: http://www.martyrs-lefilm.com/

O site IMDB tem mais 189 críticas.

Fiquei, ainda, pensando se colocaria os detalhes das cenas ou não. No entanto, como esse é o tipo de filme que provavelmente não será encontrado à venda, e nem para aluguel. Se eu  não postá-lo aqui, provavelmente ninguém o assistiria. Então decidi por indicar o download pelo Torrent. Eu recomendo a versão francesa: Martyrs.FRENCH.DVDRip.XviD-ZANBiC.avi.

Nesse contexto, vou tentar detalhar algumas coisas, sem no entanto estragar o resto (percebam que eu não coloquei nenhum detalhe da trama).

0- O local: um subsolo sujo, frio, escuro, silencioso, com entrada pelo teto, sem janelas. 
1- A cadeira de ferro, com um buraco no meio e correntes. A pessoa fica ali amarrada durante dias a fio.
2- Alimento: um tipo de PAPA amarela, enfiada com força na boca. Repetidas vezes sem parar e nem dar tempo para engolir. Um copo de água/dia.
3- Espancamentos diários.
4- Cortes de navalha.
5- Ferimentos não tratados.
6- A luz só era acesa durante a tortura e alimentação.
7- Retirada da pele.

A 1ª vítima era uma criança.
A 2ª um mulher - ela estava presa a meses, sua pele enrugada e descascando, centenas de cortes cicatrizados, machucados abertos nos joelhos e ombros, boca toda arrebentada, nua, com uns 30kg, enrolada em arame farpado, com um cinto de castidade de metal e uma máscara de ferro que tampava os olhos (literalmente "grampeada" na cabeça). A retirada dessa porra foi algo quase insuportável ver. 

A tortura deixava as pessoas esquizofrênicas, tendo visões que a faziam se auto flagelar constantemente. Cenas, inclusive, extremamente violentas.

A última vítima, foi torturada por trinta minutos (de filme é claro!), as cenas colocadas de forma  a afetar o público, provocando uma sensação de agonia quase insuportável. Algumas vezes eu me pegava ofegante e com o estômago gelado.

A questão psicológica é tão bem montada que nesse tempo todo nenhuma palavra é dita. E o final é tão surpreendente quanto o do Dexter 4º temporada (ver o tópico http://blogdocrime.blogspot.com/search/label/S%C3%A9rie%3A%20DEXTER, aqui neste mesmo blog).


O pior de tudo, é a sensação de que aquela maldade desproporcional pode realmente estar acontecendo em algum porão fétido por aí. Só vendo para entender o que eu estou falando. Espero não ter pesadelos essa noite.

Se alguém ver o filme, após ler essa resenha, me diga depois a sua opinião a respeito, leia-se da mente doentia.

Nota: 10
Enfim, não se trata apenas de um simples filme de terror qualquer, é um cult!
De presente, eu passei o filme no movie maker e selecionei uma pancada de fotos. Em nenhum outro lugar elas poderão ser encontradas, pelo menos não dessa forma, e olhem que eu procurei.






3 comentários:

  1. Bom, a culpa é exclusivamente sua, vou ter que passar na sua casa e buscar este filme. E outros.
    Abraço. Rodrigo Carramaschi.

    ResponderExcluir
  2. :)

    Então vem! Tenho um material bacana sobre serial killers pra te dar.

    ResponderExcluir
  3. Então... A descrição do filme está bem feita no Blog. Parabéns! Eu também o filme muito bom. A questão de final surpreendente é que teoricamente funciona, mas é um conceito já muito explorado. Nos anos 70 era comum apresentar o mesmo argumento, o qual não vou falar aqui pra não tirar a graça de quem for. De qualquer forma, só não foi tão chocante pra mim por eu ser "calejado" mesmo de filme europeu bizarro, mas friamente dizendo, é bem chocante sim. Vale à pena conferir.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!